Adenoidectomia parcial endoscópica transoral não piora a fala de pacientes com correção cirúrgica de fenda palatina.

A hipertrofia de adenoide pode desempenhar um papel no fechamento velofaríngeo, especialmente em pacientes com anormalidade palatal; a adenoidectomia pode levar à insuficiência velofaríngea e fala hipernasal. Os pacientes com fenda palatina, mesmo após a correção, não devem ser submetidos a adenoidectomia, exceto quando absolutamente necessário e, em tais situações, a forma conservadora ou parcial é realizada para evitar a ocorrência de insuficiência velofaríngea. A adenoidectomia endóscopica transoral permite ao cirurgião inspecionar a válvula valofaríngea durante o procedimento. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adenoidectomia parcial endoscópica transoral na fala de crianças submetidas à correção de fenda palatina.

Um total de 20 crianças com fenda palatina previamente corrigida, foi submetida foi submetida a adenoidectomia parcial endoscópica transoral, para a desobstrução de vias áreas. O procedimento foi completamente visualizado com o uso de endoscópio de 4 mm e ângulo de 70°; a parte superior da adenoide foi removida com uma cureta para adenoide e fórceps St. Claire-Thompson, enquanto a parte inferior foi conservada para manter a competência velofaríngea. Avaliações da fala foram realizadas nos períodos pré e pós-operatório, de forma subjetiva pela avaliação perceptivo – auditiva e nasalância para as sentenças nasais e orais nos períodos pré e pós-operatório foi insignificante (p = 0,231, 0442, 0,118, respectivamente).

A adenoidectomia parcial endoscópica transoral é um método seguro, e não piora a fala dos pacientes com fenda palatina operada. Ele permite que o cirurgião inspecione rigorosamente a válvula velofaríngea durante o procedimento, com melhor determinação da parte adenoide que pode contribuir para o fechamento velofaríngeo.

Bibliografia: Brazilian Journal of Ororhinolaryngology; Volume 82, número 4 – jul – aug, 2016.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *